segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O Mundo no Mundo Novo e "As Férias do Sr. Hulot"


No dia 12 voltámos à Cinemateca Júnior onde fomos recebidas pela Neva, pela Mariana e pela Antónia. A Neva mostrou-nos máquinas de pré-cinema chamadas Mundo Novo, as quais no século XIX, época em que as pessoas não podiam viajar muito, permitiam ver vistas das cidades desconhecidas e famosas pela sua beleza ou assistir à reconstituição de fenómenos naturais espectaculares como erupções vulcânicas.
Durante mais esta sessão de formação também aprendemos as diferenças entre o Praxinoscópio e o Zootrópio e pudémos manejar alguns dos exemplares existentes no museu.
A Antónia Fonseca conversou de seguida com a Vilma, a Alina, a Ana Francisca, a Ana Sofia, o Alessandro, o Isinildo, o Ruben e o Eduino sobre os filmes que temos visto. O diálogo começou animado, com os meninos a entoarem em coro a música do "Aniki Bobó", e com o Ruben dizendo que tinha visto uma entrevista ao Manoel de Oliveira na televisão. Falou-se ainda das profissões do cinema e de como esta é a única arte colaborativa.
Quando foi apresentado o filme dessa sessão, "As Férias do Sr. Hulot", alguém perguntou se o filme era em português o que permitiu explicar que em Portugal os filmes não são dobrados e porquê. Foram dados alguns exemplos: alguém já imaginou o Brad Pitt a ser dobrado pelo João Pedro Pais?
Quando a luz da sala se apagou, não tardou até que começassem as risadas. O Sr. Hulot não será o Chaplin mas tem muita graça.
Texto e fotos de Maria do Carmo Piçarra

Nenhum comentário: