terça-feira, 8 de janeiro de 2008

E.T., O Extraterrestre/ 1982

Realização: Steven Spielberg. Argumento: Melissa Mathinson. Fotografia: Allen Daviau. Efeitos Especiais Visuais: Industrial Light and Magic. Supervisor dos Efeitos Visuais: Dennis Muren. Montagem: Carol Littleton. E.T. criado por: Carlo Rambaldi. Música: John Williams. Intérpretes: Dee Wallace (Mary), Henry Thomas (Elliot), Peter Coyote (“Keys”), Robert MacNaughton (Michael), Drew Barrymore (Gertie), Sean Frye (Steve), Tom Howell (Tyler), etc.
Produção: Steven Spielberg, Kathleen Kennedy. Cópia: da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, em 35mm, cor, Dolby Digital, legendada em português. Duração: 115 minutos. Estreia Mundial: Hollywood, 22 de Maio de 1982. Estreia em Portugal: Alfa, Berna e Mundial, a 17 de Dezembro de 1982.


“O Extra-Terrestre” é um dos mais famosos filmes de toda a história do cinema, e um dos mais apreciados e admirados pelos espectadores de todas as idades. Mas tem um interesse particular para os mais jovens, não só pela juventude dos seus herois, mas também pelo tema da amizade que desenvolve. Porque antes de ser uma magnífica fantasia de ficção científica, cheia de trucagens maravilhosas, é a história de amizade que liga dois jovens de mundos diferentes, assim como diferente é a sua forma física. A amizade vence essas barreiras pois a “diferença” está apenas nos olhos de quem vê. No fim de contas, o extra-terrestre é apenas uma criança perdida no universo, vinda de um planeta muito distante, e que por acidente os pais deixaram no nosso planeta. E é o jovem amigo que faz na Terra que o irá ajudar a entrar em contacto com os pais para que o venham buscar, assim como o ajuda a esconder-se e a fugir à “caça” que os adultos levam a cabo.

O filme ficou famoso pela perfeição e beleza dos efeitos especiais que permitiram imagens de sonho e influenciaram quase todos os filmes deste género que se fizeram depois da sua data de produção, o ano de 1981. Entre as muitas cenas famosas deste filme, destaca-se a fuga em bicicleta em que os amigos de Elliot (o jovem da Terra) ajudam o extra-terrestre a escapar à perseguição em direcção à nave dos pais, dando este uma ajuda especial com os seus poderes, fazendo todo o grupo levanter voo, como o fazi ao pó mágico da fada Sininho em “Peter Pan”.

“O Extra-Terrestre” foi realizado por Steven Spirlberg, a quem muitos chama o mágico de Hollywood, capaz de nos fazer “voar” pelo sonho, como o extra-terrestre faz voar pelos ares. Isso, pela quantidade e qualidade dos seus filmes de fantasia e ficção científica como “Encontros Imediatos do 3º Grau” ou “Parque Jurássico”, passando por “Hook”, uma versão pessoal de “Peter Pan”.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de saber o nome do muleque que ficava cuidando do E.T. O de vermelho...